sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

2010: Mais dengue para o Brasil…

Novamente neste ano, vemos estampadas as notícias dos assustadores números da dengue no país. Como, pelo menos por enquanto, não temos nenhum outra enfermidade que dê mais audiência acontecendo em outros países ou mesmo no Sul e Sudeste, temos mais atenção para esta enfadonha doença que, ano após ano, vem ganhando espaço – ou pessoas – no Brasil.

Em especial no Centro Oeste, que é onde moro, os números não são nada agradáveis. No Mato Grosso, registrou-se um aumento de 804% de casos confirmados, em relação ao mesmo período de 2009. Para ser exata, conforme noticiado ontem (mais informações aqui), 15.362 casos, sendo que 387 graves e 17 mortes (8 confirmadas e 9 em investigação). Em 2009 foram registrados no estado 60 mil casos de dengue, até agora, em 50 dias, alcançamos a marca de 25% deste número.contra dengue

O que realmente me surpreendeu é que agora (antes tarde do que nunca, diga-se de passagem) a página do Ministério da Saúde tem vários locais com links que nos direcionam ao site exclusivo da doença, com informações razoavelmente atualizadas e uma rica quantidade de textos explicativos e material de campanha, com banners, propagandas e muito mais. Em 2009, o que havia de mais recente eram dados de 2007, com o Brasil vivendo uma forte luta contra a dengue, em especial nos estados de Mato Grosso e Bahia. Mas, claro, a gripe A ganhou mais destaque, com atualizações diárias no site do Min. da Saúde, naquela época. Não que fosse desnecessário, ou mesmo exagerado. O que me incomodava era a completa falta de registros oficiais, publicados sobre a dengue em um país, mesmo apresentando uma incidência absurda.

A cada notícia da dengue, na televisão, as precauções são repassadas, como se fosse a primeira vez. Aqui no Mato Grosso, a propaganda da Secretaria da Saúde passa várias vezes ao dia, há alguns anos. Independente disso, os números crescem e os agentes que visitam as casas seguem achando desleixo e descaso – público e privado. Na minha residência foram três visitas, se não me engano. Ainda que não encontrem nada, eles sempre alertam dos cuidados necessários… Mesmo com a ação pública (pois ela, surpreendentemente, as vezes se faz presente) atenta, facilitando o acesso às informações, seguimos com os malditos números crescendo…

Resta esperar que as campanhas funcionem, que as escolas atentem-se à problemática, que a população acorde para as soluções… Resta também, torcer para que doenças ocasionais, mesmo que necessitem atenção, não ofusquem o absolutamente imprescindível trabalho intensivo contra a dengue no país (mesmo que afete, “somente” o Centro Oeste e Norte, e isso dê tão pouca audiência para os jornais televisivos…).

Nenhum comentário: