sábado, 13 de junho de 2009

Vacinas rápidas e doenças cotidianas

Por que será que isso não é espanto?

h1n1 e vacina

Dúvidas, dúvidas…

Enquanto o mundo preocupa-se loucamente com a gripe suína, (no Brasil, dia 10 foram confirmados 43 casos de infecções e 45 suspeitos), muito embora não ignore a importância do tema, ainda mais vendo sua disseminação no mundo, aqui no nosso estimado país se esquecem de doenças que vem, definitivamente, assolando a população e, pasmem, enchem hospitais e afetam uma grande massa (de gente) produtiva (também!)…

Quer um exemplo? Ora! A dengue este ano vem batendo recordes em vários estados brasileiros… Em alguns, os casos de morte por dengue hemorrágica batem os casos de infecção de gripe suína no Brasil. No entanto, isso parece não merecer tanto destaque nas mídias televisivas, ao menos. Em jornais a dengue ainda tem tido espaço para informações e divulgação.

Não quero desmerecer a importância da divulgação e acompanhamento da gripe suína, mas muitas vezes parece que algumas doenças, por fazerem parte de nosso cotidiano, acabam ficando em segundo plano quando, exatamente por estarem entre nós constantemente, necessitariam de um esforço ainda maior de contenção e educação (e olha que não é pouco o que fazem, de modo algum… Não é pouco, mas ainda não é o suficiente também…).

Mais notícias sobre a dengue no país? paraná saúde O Paraná concentra 93% dos casos da doença no sul do país (12/05/2009), na Bahia, mais de 55 mil casos registrados um aumento de 220% em relação ao ano passado (27/04/2009), no Espírito Santo 14 pessoas já faleceram (17/04/20mt contra dengue09).

Já no Rio de Janeiro, 567 casos confirmados e suspeita de 6 mortes (em fevereiro!!!), em Belo Horizonte os casos confirmados subiram, em uma semana, 34%, no mês de abril. Aqui no Mato Grosso, 24.922 casos da doença, sendo 1094 de hemorrágicas, com 33 mortes.

Enquanto isso, no site do Ministério da Saúde, as informações mais portal da saúde federal recentes sobre a doença – logo ao entrar na área específica de Ações e Programas são os índices epidemiológicos de 2006 e 2007 (!!!), ao clicarmos no link para ter mais informações, no texto explicativo da doença, lá no final, tem alguns números, sobre o aumento dos casos de 2003 a 2004! Informações recentes e que dizem muito sobre o panorama atual da dengue.

Por hoje é só pessoal… Ideias desvairadas de uma mente preocupada…

2 comentários:

Michele Gravina disse...

Concordo plenamente contigo, Ana. Até porque, contra a gripe suína, não podemos fazer muito em termos de prevenção (as medidas preventivas existem, mas têm um menor impacto, né?). Já contra a dengue, a constante informação se torna necessária para conscientizar a população. Mas a mídia é assim mesmo, sempre prefere os cenários que podem ser pintados como apocalípticos.
Um abraço!

ANIMAÇÕES disse...

Isso se chama tapar o Sol com a peneira...
heheheehehe