domingo, 7 de junho de 2009

Dia Mundial do Meio Ambiente

Neste último dia 5 de junho foi dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar este dia o Curso de Ciências Biológicas, da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus Tangará da Serra, organizou pequenas atividades a fim de lembrar que é função de todos cuidar da nossa casa e, também, do que está ao nosso redor.

mutirão do lixo

Assim, fizemos um mutirão de limpeza de todo o campus com estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Agronomia e Administração em Agronegócios, que juntou (e isso não é uma boa notícia) um caminhão de lixo. Os alunos da Biologia e Agronomia percorreram os arredores da universidade, incluindo os experimentos e a sede campestre. Já os cursos de Enfermagem e Administração ficaram responsáveis pelo mutirão dentro da universidade (salas, corredores, cantina, etc.)

Também distribuímos sementes na estrada BR-358, que
Distribuição de sementes1
passa na frente da universidade. As sementes eram de quatro espécies de árvores, a Farinha seca ou guarucaia (Peltrophorum dubium), Pinho cuiabano (Schizolobium amazonicum), Pau-de-rosas (Physocalymma scaberrimum) e Jequitibá (Cariniana rubra). As sementes foram distribuídas em saquinhos (de papel!) com informações sobre as árvores, tais como tamanho, floração, plantio, além dos nomes científicos, polulares e a família que pertence cada uma dessas espécies.

pacote sementes pqno

Foi uma manhã bem quente e atribulada… No total distribuímos cerca de 600 saquinhos de sementes, num calor típico aqui do Mato Grosso (sim, estava friozinho até dia 4… No dia 5 já acordamos com um calor escaldante, que só foi aumentando com o passar da manhã… Ainda mais naquele agradável asfalto da rodovia). Naqueles momentos de muito calor, lembrávamos um pouco dos motivos de nossa ação: sombra e conforto térmico, proporcionados por nossas estimadas árvores, sempre são bem vindos em um estado seco e quente como este!

De qualquer modo, mesmo com críticas comuns (sempre as mesmas coisas? quer diferente, venha, sugira e organize, ora essa!!!) e atrapalhações de marinheiras de primeira viagem ao organizar atividades como essas, o saldo de nosso dia foi legal! Sempre é proveitoso chegar ao final do dia e ver o que de bom podemos tirar de algo que elaboramos e pensamos e os efeitos surgidos daí!

Obs1. As fotos são de minha autoria. Na primeira foto os meninos que ajudaram a colocar o lixo no caminhão; na segunda as meninas distribuindo sementes na estrada e a última foto o saquinho de sementes com as informações (escritas por mim, mas com supervisão da Professora Celice, claro… hehehe);

Obs2. A organização do evento foi composta pelas professoras Alessandra Butnariu, Monica Blauth, Celice Alexandre Silva e Ana Arnt (eu!) com participação, também, da professora Edenir Serigatto e do professor Diogo Costa.

Um comentário:

Biosfera disse...

Interessante a atividade de vocês, parabéns pela iniciativa.

Realmente o dia do meio ambiente é um dia de sensibilização. Esperamos que frutos desse trabalho sejam mantidos sempre


abração