sábado, 2 de maio de 2009

Gripe Suína?

 

Alardes por todos os lados, pânico generalizado, dúvidas e mais dúvidas… Será mesmo uma (nova) pandemia? Quem é, afinal, essa tal de pandemia? Não será tudo isso mais uma grande sacada da indústria química? Oh! E agora! Quem vai nos responder???

porco transgênicoEu não, já aviso de antemão… Não pretendo responder absolutamente nada! Mesmo sem essa pretensão, fiz algumas visitas a blogs e jornais para me inteirar do tema. Primeiramente porque, como bióloga, mesmo que afastada de assuntos da ciência propriamente dita – atuando mais como professora e formadora de professores – sempre tem alguém na família ou grupo de amigos que vem com a famosa: “tu que és bióloga, me explica!”. Bem, fui atrás, então, de algo interessante sobre o tema.

Encontrei, obviamente, muitas coisas! Números contraditórios, posicionamentos exacerbadamente alarmistas, outros conservadores em demasia. E aí? O que fazemos? Corremos à próxima farmácia? Compramos máscaras? (Viajei de avião neste feriado, tinha gente de máscara nos aeroportos – não sei se pessoas provenientes de outros países, ou com medo, ou as duas coisas…). Nos trancamos em casa? Mais dúvidas. Por mim, deixa-se rolar, atento às notícias, dando descontos aos dois lados… Os números se apresentam ora muito otimistas, ora nos colocando na beira do precipício. Cautela com todas as tendências é interessante nestes momentos. Em breve, inclusive, devemos assistir a mais um filme de pandemias horrendas em algum cinema perto de nós, como na época do ebola (com os estadunidenses salvando o mundo, claro… O que seria de nós sem eles).

Bem, como disse, fiz esta pesquisa e resolvi reuni-las aqui, no caso de alguém que porventura leia este blog queira dar uma olhada. É bom esclarecer, antes de ir listando os links, que estes são alguns blogs que considero sérios e jornais que eu também penso serem do que eu julgo possíveis de serem lidos (dentro do meu entendimento de sério e possível de ser lido, claro… Entendam como quiserem… CRI-CRI-CRItico sempre, sou pé atrás, penso ser tudo razoavelmente sério, inclusive em relação à mim mesma). DIto isso, passemos ao que interessa.

No scienceblogs há uma série de posts sobre o tema, com variadas discussões. Em Brontossauros em meu jardim, Carlos Hotta fala um pouco sobre os números, depois os questiona, atualiza dados e discute um tanto sobre o que é pandemia. No blog Chapéu, Chicote e Carbono 14, escrito por Reinaldo Lopes, há uma produtiva discussão acerca da gripe suína e do modo de vida humano, falando, também, do livro Germes, armas e aço. Talvez o melhor debate que eu tenha lido em toda essa empreitada. Já Ecce Medicus, de Karl, vai falar dos planos de contenção da doença e da epidemia que nos assola (não a Gripe, mas o fenômeno gripe).

Além destes blogs, fui olhar nos jornais. Para ser bem honesta, olhei no jornal Folha de São Paulo (que gosto muito) e nas traduções que eles fazem (Le Monde; El País; Finantial Times). Também encontrei muita informação. Novamente, vale lembrar que devemos temperar tudo o que se lê. Da quantidade de casos notificados pela OMS, passando por uma discussão altruísta sobre compartilhamento de vacinas no mundo, pela falta de preparo sobre nossa incapacidade de passar por crises e pela falta de respostas às perguntas, chegando às questões de como o vírus apresenta alta difusão, mas baixa mortalidade, as notícias mostram-se diversas, com temas interessantes para aprendermos mais sobre do que se trata a tal suposta pandemia (embora pouco se explique quem mesmo é essa tal), ou somente para sabermos dos últimos números e países ‘atingidos’.

Informações a parte, como este, também, é um blog de educação, é fundamental marcar como estes episódios são de suma relevância para fugir do usual e trazer informações para a população em geral, através dos alunos da Educação Básica. Esse tema pode envolver planejamentos interdisciplinares, tratando de Geografia, História, Biologia, Química, dentre outros temas. Fugir do conteúdo? Ora! Não me parece fugir, quando é algo que faz parte de nossa vida. Sempre digo que nosso compromisso não é com o conteúdo (e sua quantidade), mas com o aprendizado dos estudantes. Não há algo melhor para isso, do que tratar de um tema altamente discutido na mídia, alardeado por todos os lados.

Apenas para citar um exemplo (não procurei muito por outros… Me deem um desconto, é feriadão!) a Revista Nova Escola incluiu em seu site um planejamento com o tema, vale a pena dar uma olhada!

Como disse, não pretendi responder nada (àqueles que perguntaram). Mas apresentar alguns textos e reportagens sobre o tema, que me pareceram pertinentes ao momento. Espero que agrade aos possíveis leitores. Ah! Sim! O simpático porquinho da foto acima não está gripado, claro! Ele é transgênico! Chama-se P33… Retirei do site da Ciência Hoje On Line… Mas isso é tema de outro post…

Nenhum comentário: