sexta-feira, 13 de março de 2009

Uma soneca para aprender...

A gente acorda cedo, vai para a aula, presta atenção em um monte de coisas ditas e escritas, faz trabalho, anota tudo no caderno, faz prova... Ufa! Cansa, né? O nosso cérebro realmente diminui a eficiência após um longo período de atividade, ainda mais se ela for repetitiva. Temos um tempo de atenção que nosso cérebro age de modo eficiente, após cerca de 90 minutos, começamos a apresentar alguns sinais de fadiga. A pesquisadora Suzana Herculano-Houzel explica que isso acontece pelo acúmulo de uma substância chamada adenosina que funciona como um "freio", para diminuirmos a intensidade de alguma tarefa. A neurocientista afirma que é necessário, ao sentirmos o csono3ansaço, mudarmos as atividades, ou mesmo descansarmos um pouco... Pois essa fadiga é específica para a atividade que estamos executando. Por isso os intervalos são importantes, de tempos em tempos, para nosso enlouquecido cotidiano! Um bom café, uma caminhada, ajudam, desviam nossa atenção e nos fazem descansar um pouco...

Mas e depois de uma longa manhã de trabalho? Será que só o café é suficiente? Após estudarmos um turno inteiro, nada além de uma atividade diferente ajuda? Pois alguns estudos apontam que uma atividade específica é bem importante para o aprendizado e para a memória: o sono!

Não é de hoje que se sabe a importância do sono para a aprendizagem e memorização. No entanto, algumas pesquisas mais recentes apontam que não apenas o sono profundo, ou um longo período de descanso, é necessário. Aquele soninho bom antes, ou depois do almoço, a famosa soneca também tem sido apontada como um evento importante para a consolidação das memórias declarativas (memórias ligadas a fatos, eventos e conhecimento) e procedurais (ligadas a procedimentos: andar de bicicleta, passar café, etc.). Isto quer dizer que é no período em que estamosdormir-garf_thumb[2] dormindo que armazenamos o que aprendemos ou vivenciamos.

A novidade destes estudos é que mesmo curtos períodos de sono são eficientes para a memória! Na Scientific American Brasil foi publicado no mês de janeiro uma matéria que fala, brevemente, sobre o assunto. Pelo menos agora temos um bom argumento aquela espreguiçada boa após o almoço, de preferência em uma rede, com uma brisa suave... Não é mais vadiagem, agora é científico! Se te questionarem, pode dizer: estou aprendendo e potencializando minha memória!!! Não me atrapalhe!

Um comentário:

ANIMAÇÕES disse...

opa desse post eu gostei..
Agora dá licença que vou tirar uma soneca...