quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Casa de Bonecas & ensino de Ciências...

Casa ecológicaHoje vi no Ecoblog uma casinha de bonecas "ecológica". Linda... Com materiais não tóxicos, de madeira proveniente de silvicultura.

A casa, produzida pela Smart Gear é repleta de conceitos que emergem em nossa sociedade hoje: de uma vida mais saudável, buscando minimizar os gastos energéticos não renováveis e o desperdício de água, além de reciclagem de lixo. Como é possível observar na imagem ao lado, a casa tem painéis solares e turbina de energia eólica, para produção de energia; também possui separação de lixo e captação de água da chuva!

Esses brinquedos de madeira nos remetem à infância (a minha, pelo menos). Eu sempre quis uma casa de bonecas, mas não era uma das coisas mais baratas de se obter, quando eu era criança. Lembro-me de namorar demoradamente as casas que estavam em exposição nas vitrines de algumas lojas de Porto Alegre (se não me falha a memória, a loja Catavento ou Brinca-tudo, próximo ao Hospital de Clínicas) e no Brique-da-redenção (tradicional feira de artesanato, que acontece aos domingos na capital gaúcha). As casas eram enormes, cheias de cômodos e os bonecos eram de pano (família tradicional nuclear, claro... Com direito a papai e vovô de bigodes, um casal de filhos e um cachorro). Ainda hoje é possível, na feira de artesanato, encontrar essas casas de bonecas (sim, eu confesso, nas minhas idas à capital dos pampas eu ainda as olho com uma certa nostalgia...).

Esses brinquedos artesanais ainda me parecem facinantes, frente àqueles tecnológicos que encontramos nas lojas. Ora, esses brinquedos atuais não precisam mais de crianças: aprenderam a brincar sozinhos!!! E sempre fico pasma ao ver o encanto das crianças quando deparam-se com brinquedos artesanais, tais artefatos ainda entusiasma as crianças, as convidam para brincar, desenvolver a imaginação, viver um outro mundo - que parece só ser possível nessa fase...

Falar que brincadeira é uma prática cultural de aprendizagem parece senso comum, mas ao ver uma casa de bonecas como essa percebemos que isso as vezes parece novidade e, mais do que isso, denuncia o quanto temos como princípio que brinquedos educativos são monótonos (sim, eu, pelo menos, me deparei com o meu espanto ao achar linda e divertida a tal casa!!!). O preço até não é exorbitante (129 dólares), se compararmos com casas da Barbie e outros produtos semelhantes e, talvez, seja mais bonita e divertida.

Mas o que eu queria chamar a atenção é como podemos, as vezes com materiais simples, demonstrar conceitos importantes em nossos dias, que unem ciência e cotidiano, que podem ser levados às salas de aula, por exemplo (não a casa, certamente com o salário de professor, não é acessível uma aula didática com um artefato que custa mais de 300 reais...), mas a idéia - talvez a possibilidade de construção de maquetes com esses conceitos, quem sabe.

O que o brinquedo me fez pensar é como esses conceitos ecológicos estão longe de nossa vida, ao ponto de nos surpreendermos a produção de algo que, em si, apresenta modos de vida alternativos (a própria idéia de que isso é alternativo, ainda, deveria nos fazer pensar). Quem vive em centros urbanos sabe bem que estamos longe de ter à disposição casas com esse modelo de construção, ainda mais para quem mora no interior do país. Por outro lado, mesmo que não tenhamos acesso a materiais e alternativas de casas mais "ecológicas", a noção em si de que ensinar ciências e ecologia não vincula-se com urbanismo e moradia nas cidades é preocupante. Na cidade onde moro é notável a preocupação das pessoas em cortar árvores para construir muros e ter sombra! Ou então (essa é melhor ainda), "concretar" todo o piso, pois fica mais fácil de limpar. A questão é que moro em um local demasiadamente quente. A prática contínua de cortar árvores e ter concreto e asfalto por todos os lados torna a cidade ainda mais quente e menos úmida e, portanto, mais desagradável de se (sobre)viver.

A casa de bonecas nos chama (ou eu resolvi pensar isso a partir da casa de bonecas) para a necessidade de colocarmos em dia a idéia de que ciência (e o ensino da mesma) precisa estar presente na vida - na nossa vida -, que ecologia e biologia não são ciências que falam só de mato, planta e bicho, que ambiente é, também, o lugar que vivemos. Será mesmo que a ciência e o ensino de ciências não mereciam uma atenção nesse sentido?

Idéias nostálgicas que se articularam com minha insônia e inquietante personalidade de professora-pensadora, talvez... Mas não consegui conceber que algo que me pareceu tão divertido passasse em branco e não fosse discutido e compartilhado com possíveis (?) leitores...

Nenhum comentário: