sexta-feira, 14 de agosto de 2009

ENEM 2009

Foi divulgado há duas semanas o simulado do ENEM 2009. A minha área – Biologia – se inclui no campo das Ciências Naturais e suas Tecnologias.

Resolvi fazer a prova, me saí razoavelmente bem, errei a questão nº 1 e nº 7 – que envolviam conhecimentos de física – me enrolei um pouco na questão nº 5 (aquela coisa, li várias vezes, não entendi, li mais outras várias vezes, aí, achei que tinha entendido, consegui acertar, mas foi penoso) e, na questão nº 9 acertei – mas foi um daqueles chutes dirigidos, fiquei entre duas (letras “b” e “c”)… Só depois de acertar fui ver como fazia a conta e entender o motivo do meu acerto (que por ser chute, intelectualmente não conta, mas passaria na prova… rsrsrs)

Em termos gerais, achei a prova melhor do que a maioria dos vestibulares que conheço por aí. As questões são longas, precisam de atenção e, certamente algo que falta para muitos concorrentes, de leitura. Hábito de leitura é extremamente importante para a realização de uma prova como esta – como de muitas provas de vestibular. Por quê? Muito simples! Em um tempo em que ao ler uma página, por vezes, nos sentimos fadigados, com vontade de ligar um som, ou a televisão, pois “fizemos demais”, quem tem como costume a leitura, leva vantagem! Além disso, já dizia o neurobioquímico Iván Izquierdo, “ler ainda é o melhor exercício para o cérebro”, não há nada que estimule mais (e, portanto, que substitua) a leitura.

Pois bem, feita a prova, tomei uma decisão: incluir no programa da disciplina de Estágio Supervisionado. Ora, meus alunos se formarão professores, não é importante que entendam o novo modelo de avaliação, elaborado pelo MEC? É preciso que os novos professores deem-se conta dos novos rumos da educação.

Conhecimentos mais integrados (à sociedade e a outros conhecimentos), rompimento da tradição fragmentada de conteúdos e conhecimentos contemporâneos apresentam-se como a nova tendência. Uma discussão que se faz há pelo menos duas décadas, começa a se fazer presente em outras esferas e – por mais paradoxo que pareça – uma prova aproxima-se deste longo debate. Esperemos que isso não seja apenas uma nova moda a ser seguida, mas sedimente-se como possibilidade de trabalharmos saberes vinculados à nossa cultura, e não mais como desconexos e maltrapilhos resumos de cursos de Ensino Superior!

Para saber mais acesse:

Matriz Enem 2009

Como cada Universidade Federal usará o ENEM 2009

Simulado ENEM 2009